Muitas pessoas que se interessam pelo desenvolvimento em Ruby e Rails e utilizam Windows como SO enfrentam dificuldades para configurar o ambiente. Na verdade conheço pessoas que desistiram já na instalação :(

Confesso que não sou fã do Windows como SO para desenvolvimento. Porém sei que muitas pessoas gostam desse ambiente e não acho justo restringir o uso de um linguagem desta forma. A falta de tutoriais atualizados sobre este assunto motivou escrever este post.

Numa rápida pesquisa pelo Google aparecem algumas opções que prefiro descartar. Destaco algumas:

  • Rails Installer: A proposta é muito interessante porém está defasada. A última versão oferece somente Ruby 1.9 e Rails 3.2.
  • Nitrous.io: Outra idéia muito interessante e poderosa. Uma plataforma na nuvem pronta para o desenvolvimento em diversos frameworks e que permite o uso de editores locais. O ponto negativo? É pago. Vamos lá, não queremos gastar dinheiro para testar algo (pelo menos não por enquanto).


Voltando ao que interessa, aqui no blog vamos apresentar duas formas de instalar todo ambiente Ruby on Rails no Windows. Começando com a mais trabalhosa mas que permite entender um pouco melhor como toda mágica começa a acontecer.

Ruby Installer + Prompt de Comando

Acesse o site do RubyInstaller e faça o download da versão mais recente.

Site do RubyInstaller

Com o download concluído, execute o instalador. Não esqueça de habilitar a opção 'Add Ruby executables to your PATH'.

 

Instalador do Ruby Installer

 

Pronto! Com a instalação concluída você já pode acessar o Prompt de Comando ou o Windows PowerShell e executar o comando:

ruby -v


 Screen Shot 2014-10-12 at 17.03.35

O retorno esperado, como visto acima, é a versão instalado dor Ruby em sua máquina.

Em seguida faça download do Development Kit, também disponível na página de downloads do Ruby Installer. No caso da versão do Ruby instalada enquanto escrevo esse tutorial, o download correto seria Ruby 2.0/2.1 32bits. Fique atento a versão do Ruby e a arquitetura do seu Windows ao escolher a opção de download.

 

Opções de download para o Development Kit

Após concluir o download execute o arquivo e ao escolher a pasta destino procure a pasta de instalação do Ruby (geralmente C:\Ruby(numero_de_versão) e acrescente '\devkit'.

Pasta destino
do DevKit
Pasta destino do DevKit

Para instalar o Development Kit, volte ao terminal e acesse a pasta informada no passo anterior. Em seguida execute os comandos :

ruby dk.rb init

ruby dk.rb install

Instalação do Development Kit no Prompt de Comando
Instalação do Development Kit no Prompt de Comando

 

Para finalizar vamos instalar o Ruby on Rails. Um pré-requisito para essa instalação é possuir algum banco de dados já instalado. Neste tutorial vamos utilizar o SQLite3.

Acesse a página de downloads do SQLite.org. Procure pela seção Precompiled Binaries for Windows e faça download dos arquivos sqlite-shell-win32-x86*.zip e sqlite-dll-win32-x86*.zip.  Crie a pasta C:\sqlite3 e descompacte os 2 arquivos lá dentro.

Em seguida, volte ao Prompt de Comando e execute o seguinte comando:

setx path "%path%;c:\sqlite3"

Pronto! O SQLite deve estar disponível para uso. Para verificar execute o comando sqlite3 --version  no Prompt.

Verificando a
instalacao do SQLite3
Verificando a instalacao do SQLite3

A última parte do tutorial é justamente a mais simples. A instalação do Ruby on Rails é feita pelo Prompt de Comando usando a ferramenta RubyGems que já está disponível graças a instalação do Ruby que realizamos.

Basta acessar o Prompt e executar o comando gem install rails. Várias bibliotecas auxiliares ao Rails serão instaladas automaticamente.

Instalação do Rails em andamento...
Instalação do Rails em andamento...

Após a instalação você pode conferir a versão do Rails instalada executando o comando rails -v no Prompt.

Pronto! Seu Windows está pronto para começar seu primeiro projeto Ruby on Rails :D

Continue acompanhando o blog do Campus Code. Em breve postaremos outra forma de configurar Ruby on Rails no Windows e em outro sistemas operacionais.

Fontes:

  • http://www.tutorialspoint.com/sqlite/sqlite_installation.htm
  • http://simplesideias.com.br/configurando-ruby-rails-mysql-e-git-no-windows
  • http://guides.rubyonrails.org/getting_started.html

Logo Campus Code

Gostou desse conteúdo? Você pode aprender muito mais programando ao lado do João Almeida e de outros desenvolvedores nos treinamentos do Campus Code. Nossos programas incluem os conteúdos mais pedidos pelo mercado como Ruby on Rails, Git, TDD, práticas ágeis, HTML 5, CSS e SQL.

Comentários